Como estamos em clima de Copa do Mundo vamos lembrar um pouco da história do ludopédio, mais precisamente o Mundial de 1982, do qual nós brasileiros não temos boas lembranças.
Os saudosistas oitentistas tem motivos de sobra para relembrarem essa década maravilhosa, mas nem só de alegrias foram feitos esses anos dourados, tivemos também alguns dissabores e o maior deles, sem dúvidas, foi a tragédia do Estádio do Sarriá.
Na ocasião estava com 10 anos e lembro perfeitamente da decepção ocasionada pela eliminação da seleção brasileira, naquela tarde fatídica, e um nome marcou definitivamente e de forma trágica, a mente de muitos brasileiros por décadas: Paolo Rossi.
Mesmo muito novo, não esqueço jamais da cena da minha rua toda enfeitada e as pessoas em prantos na rua, talvez lamentando o fim da única alegria de um país dominado pela ditadura, inflação exorbitante e mazelas sociais.
Com um elenco repleto de craques como Zico, Falcão, Sócrates, Éder e Júnior, provavelmente, depois de 70, foi a seleção que chegou a uma copa com maiores chances de conquista.
Nesta edição, a equipe dirigida por Telê Santana era tida como a grande favorita à conquista do título, mas a equipe canarinha acabou eliminada pela Itália, que depois de uma campanha pífia na primeira fase (empates contra Polônia, Peru e Camarões - tendo se classificado graças ao número de gols marcados, deslanchou a partir da etapa seguinte, até vencer a Alemanha na final.
Essa copa veio confirmar a velha máxima de que nem sempre vence o melhor. Infelizmente, por causa desse desfecho trágico, houve uma mudança radical no meio futebolístico, com a ascensão do futebol de resultados em detrimento ao futebol arte, talvez esse tenha sido o pior legado da copa de 82.
3 comentários:
Realmente. Para as gerações que viram aquela seleção em campo, a derrota para a Itália significou uma das maiores tragédias do futebol.
16 de junho de 2010 às 16:29É aquela história, né? Nem sempre vence o que joga mais bonito. A Espanha nos deu um exemplo hoje. Como disse um locutor espanhol: "jogamos como nunca, perdemos como sempre".
16 de junho de 2010 às 16:51Caro amigo,
24 de junho de 2010 às 11:43Estou acompanhando o seu blog à algum tempo e não posso deixar de dizer que é de extrema qualidade e excelência.
Por este motivo decidi indicar o Nafitalina Pura ao Selo Sunshine Awards de qualidade.
Passe lá no meu blog para copiar o selo.
http://blogdosvelhinhos.blogspot.com/2010/06/selo-sunshine-awards.html
Tem algumas regras que devem ser cumpridas que estão descritas no link acima.
Parabéns pelo Blog.
Renato Neto - Blog dos Velhinhos
http://blogdosvelhinhos.blogspot.com/
Postar um comentário
# Antes de comentar, leia o artigo;
# Os comentários deverão ter relação com o assunto;
# Por gentileza não utilize o internetês ou miguxês;
# Quer mostrar seu blog? Use a opção "Open ID";
# Comentários ofensivos ou pessoais serão sumariamente deletados;
# As opiniões nos comentários não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos seus autores;
Leu as regras? Agora comenta!